Voltar para a lista de posts

Divagando sobre críticas, ídolos e o YouTube

24/05/2024

De uns tempos pra cá, eu tenho passado a assistir a um novo tipo de vídeo no YouTube: séries de jornalismo e crítica de games que analisam toda a biblioteca de jogos de um determinado console em ordem cronológica, de acordo com a data de lançamento de cada obra coberta. Meu primeiro contato com esse tipo de "conteúdo" foi pela série Video Works, produzida por aquele que eu considero meu maior ídolo nos campos do jornalismo, da preservação d'arte e da escrita de não-ficção, Jeremy Parish, mas mais recentemente tenho acompanhado também The Year of FDS, do canal RndStranger (que coincidentemente conheci na seção de comentários de um vídeo do sr. Parish). Ambas as séries têm saciado meu apetite por análises aprofundadas desta que eu considero a forma de arte mais underrated que existe, e têm também expandido meu conhecimento sobre ela ao mesmo tempo em que servem de inspiração para minhas próprias críticas e ensaios. Eu não tenho saco para cuidar, sozinho, de uma rotina fixa de uploads no YouTube, mas se tivesse, me inspiria no trabalho destes dois canais para trazer conteúdo inteligente sobre videogames para o público brasileiro.