Voltar para a lista de posts

Porque eu gosto tanto de Thunder Force

10/05/2024

Pensando aqui com os meus botões, eu cheguei à conclusão do porquê eu gostar tanto da franquia de jogos Thunder Force, da falecida Technosoft: todos os jogos dela, do segundo ao sexto (o primeiro não conta por uma série de motivos) são difíceis "do jeito certo". Isto se deve principalmente ao sistema de powerups e velocidade/marcha varíavel deles, que desafia o jogador a sempre procurar a melhor maneira de progredir numa fase complicada ou derrotar um chefe difícil, sem nunca se tornar complexo demais com um excesso de opções a se escolher (I'm looking at you, Radiant Silvergun). O fato dos jogos terem sido feitos todos com uma audiência doméstica em mente, e não a dos fliperamas como a maioria dos outros shmups de rolagem horizontal, também ajuda: as vidas extras frequentes e a variedade de desafios presente em cada fase servem de recompensa gradual ao progresso do jogador, elemento essencial do game design de jogos estilo arcade que eu só passei a compreender e apreciar após zerar Thunder Force IV - jogo que antes eu considerava inferior ao seu antecessor, mas que agora vejo o porquê de ser considerado o melhor da série.